25 frases de Nise da Silveira para quem gosta de psiquiatria

Referência no meio psiquiátrico, Nise da Silveira revolucionou o tratamento da loucura no Brasil. Nascida em Maceió, em 1905, ela propôs um tratamento humanizado, que usava a arte para reabilitar os pacientes. Para conhecer um pouco mais sobre as ideias e pensamentos dessa mulher tão importante para a psiquiatria, confira as melhores frases de Nise da Silveira!

Frases de Nise da Silveira para entender melhor a mente humana

Para navegar conta a corrente são necessárias condições raras: espírito de aventura, coragem, perseverança e paixão.

É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar as coisas.

O que cura, fundamentalmente, é o estímulo à criatividade.

A criatividade é o catalisador por excelência das aproximações de opostos. Por seu intermédio, sensações, emoções, pensamentos, são levados a reconhecerem-se entre si, a associarem-se, e mesmo tumultos internos adquirem forma.

Os gatos são os seres mais lindos, inteligentes e independentes do mundo. Essa é a razão por que os homens tem tanta dificuldade de se relacionar com eles e os perseguem indiscriminadamente desde o início dos tempos.

O que melhora o atendimento é o contato afetivo de uma pessoa com outro. O que cura é a alegria, o que cura é a falta de preconceito.

Desprezo as pessoas que se julgam superiores aos animais. Os animais tem a sabedoria da natureza.

Porque passei pela prisão, eu compreendo as pessoas e os animais que estão doentes, pobres, que sofrem. Eu me identifico com eles. Sinto-me um deles.

Não sou muito do passado. Sou do futuro. Quem olha demais para trás, fica.

As coisas não são ultrapassadas tão facilmente, são transformadas.

O artista e o poeta mergulham no inconsciente e voltam. Já o louco, o doente mental não tem bilhete de volta. Essa é a diferença.

Não se cure além da conta. Gente curada demais é chata. Todo mundo tem um pouco de loucura.

A palavra que mais gosto é liberdade. Gosto do som desta palavra.

Só os loucos e os artistas podem me compreender.

Há beleza na vida, há beleza em tudo. Vocês veem? Há beleza na alegria, e mesmo na saudade, na tristeza, no sofrimento e até na partida, há beleza.

Um diálogo é estimulante, a solidão também.

Há no meu temperamento essa fúria. Quando eu quero uma coisa, eu insisto.

A criatividade é o catalisador por excelência das aproximações de opostos.

Para começar a estudar é preciso, de início, capinar. Capinar intensamente. Somente, após longo trabalho de capinação é que você poderá trocar o ancinho por um longo pente, e passá-lo sedosamente nos cabelos de uma mulher.

A contaminação psíquica é pior que piolho. Vai passando de uma cabeça para outra, numa rapidez incrível. E, como você sabe, todo mundo já pegou piolho.

Todo mundo tem um pouco de loucura. Felizmente, eu nunca convivi com pessoas muito ajuizadas.

O indivíduo somente se completa quando consegue integrar o inconsciente e o mundo exterior. Nesse processo, as forças do inconsciente são as principais.

A análise de um único sonho não vale nada. É preciso seguir séries de sonhos. Como é preciso seguir séries de imagens.

O ego é uma pequena ilha. O perigo é o mar, na ressaca brava, submergir a ilha. Aí ocorre a tragédia.

Tenho quatro gatos comigo. Já tive muito mais. Eles são silenciosos e me auxiliam no trabalho. Os gatos são os meus mestres.

Nise da Silveira abriu espaço para uma psicologia mais humanizada no Brasil. E se você gosta de temas da mente humana, aproveite e leia também essas frases de Freud, o pai da psicanálise.


Frases selecionadas por Mariana Sanches.

Gostou dessas frases? Compartilhe!