Oração Creio em Deus Pai

Creio em Deus Pai todo-poderoso,
Criador do Céu e da Terra,
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor.
Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
Nasceu da Virgem Maria,
Padeceu sob Pôncio Pilatos,
Foi crucificado, morto e sepultado,
Desceu à mansão dos mortos,
Ressuscitou ao terceiro dia,
Subiu aos Céus,
Está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
De onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
Na santa Igreja Católica,
Na comunhão dos Santos,
Na remissão dos pecados,
Na ressurreição da carne, e na vida eterna.
Amém!

Conhecida entre os religiosos como uma oração que pode ser professada a todo e qualquer instante, confira abaixo as suas principais curiosidades e fortaleça assim, a sua fé diante dos momentos difíceis, tempestuosos e de provações constantes.

Origem dos escritos

Também conhecida como “Símbolo dos Apóstolos”, essa oração que declara a crença e fidelidade à santíssima trindade, teve origem no Novo Testamento, mais especificamente nos escritos de Paulo de Tarso: livros de Gálatas, 2 Tessalonicenses, Romanos e 1 Coríntios. Contudo, é importante dizer que a prece é constructo dos ensinamentos do apóstolo, não sendo descrita por completo nas Escrituras.

Mais antigo Catecismo romano

Estudiosos afirmam que o Credo é a mais antiga confissão de fé, utilizada nos primeiros séculos como forma dos cristãos professarem aptidão para fazer parte do corpo religioso. Hoje em dia, a Igreja Católica realiza a entrega dessa oração no terceiro ano de catequese, para os membros que estão próximo de fazer sua Primeira Comunhão.

Mais de uma versão

O credo “Jesus é o Senhor”, reconhecido como mais antiga e possivelmente retirada dos escritos de Paulo, foi modificada para diversas versões ao longo do tempo:


  • Antigo Credo Romano: provém da segunda metade do segundo século;

  • Credo dos Apóstolos: que é dos mais comuns;

  • Credo Niceno: instituído por Primeiro Concílio de Niceia;

  • Credo Calcedônia: criado na Ásia Menor em 451 depois de Cristo;

  • Credo Atanásio: que tem seu foco pautado na doutrina trinitária e na cristologia;

  • Credo Tridentino: criado em 1565 pelo Papa Pio IV;

  • Credo Maasai: que define a fé através das crenças culturais do povo Maasai;

  • Credo do Povo de Deus: professado pelo Papa Paulo VI em 1968.

Preces semelhantes

A oração Creio em Deus Pai é uma forma fixa de confessar a crença religiosa dos integrantes do catolicismo. Ela expressa fé e devoção a Deus, a Jesus Cristo e ao Espírito Santo.
É exatamente por isso que igrejas protestantes de diferentes denominações fazem sua confissão de forma semelhante. Como, por exemplo, as igrejas batistas, igrejas luteranas, igrejas presbiterianas, igrejas metodistas, etc.
No entanto, algumas denominações advindas da Reforma Radical que ocorreu no século XVI optam por não professar essa oração.

A fé em palavras

Como dito anteriormente, a oração Creio em Deus Pai é um resumo do manifesto da devoção, obediência e fidelidade à Santíssima Trindade. Confessá-la é um ato de adoração que coloca a fé em palavras.
Comumente vista como símbolo da Igreja Romana, ela é professada em cerimônias como batismos e catecismos, demarcando uma entrega de corpo, alma e coração ao Pai Celestial. Para além disso, reafirma a fé dos corações tementes a Ele.
Então, que tal conferir também essas lindas frases católicas de fé que estreitarão seus laços com o Altíssimo? Você não se arrependerá!


 

Psicóloga apaixonada por literatura e psicanálise. Acredito que as palavras, escritas ou faladas, têm o poder de transformar.

 

Gostou dessas frases? Compartilhe!