24 frases de Angela Davis para lutar pelos direitos humanos

Uma mulher negra, filósofa, professora com ênfase em estudos feministas e um dos maiores ícones de luta pelos direitos civis. Já foi adepta ao grupo Panteras Negras e presa na década de 1970, fato que desencadeou a campanha “Libertem Angela Davis”. Autora de vários livros, selecionamos frases de Angela Davis, humanista que luta por direitos humanos e pelo fim das desigualdades.

Frases de Angela Davis para refletir sobre a sociedade

Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista.

Quando as crianças frequentam escolas que valorizam mais a disciplina e a segurança do que o conhecimento e o desenvolvimento intelectual, elas frequentam escolas preparatórias para a prisão.

Precisamos refletir bastante para perceber as intersecções entre raça, classe e gênero, de forma a perceber que entre essas categorias existem relações que são mútuas e outras que são cruzadas. Ninguém pode assumir a primazia de uma categoria sobre as outras.

Precisamos pensar o quanto o racismo impede a mobilidade social da população negra.

Temos um problema de classe. E o racismo também cria uma hierarquia de gênero, deixando a mulher negra em uma situação muito maior de vulnerabilidade social.

Se todas as vidas importassem, nós não precisaríamos proclamar enfaticamente que a vida dos negros importa.

Todos nós temos que participar para garantir que algo seja feito para frear os danos racistas que estão acontecendo com nossas comunidades em todo país.

A liberdade é uma luta constante.

A democracia que exclui as mulheres negras não é uma democracia de forma alguma.

Tem que haver um feminismo que seja amplo. Que reconheça que o capitalismo sempre esteve conectado com o racismo.

Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela.

Adotar o encarceramento para solucionar problemas como a violência doméstica reproduz a violência que tentamos erradicar.

Não são as pessoas individualmente que decidem que a violência é a resposta; são as instituições ao nosso redor que estão saturadas de violência.

Não acredito que seja saudável escolher uma luta e dizer que é mais importante do que outra, mas sim, em reconhecer como as diferentes lutas se conectam.

Quando falamos ‘vidas negras importam’ não estamos falando de um grupo específico, estamos falando de humanidade. E o mesmo argumento se aplica à comunidade trans.

Vamos começar agora o que deveria ter sido feito um século e meio atrás. Este é só o começo. É muito empolgante. E antes de tudo, não podemos parar.

Nós representamos as poderosas forças de mudança que estão determinadas a impedir que as moribundas culturas do racismo e do patriarcado heterossexual se ergam novamente.

Somos agentes ativos da história e a história não pode ser apagada como páginas da internet.

As lutas pela liberdade do povo preto que moldaram a própria natureza da história desse país não podem ser apagadas com o movimento de uma mão.

Não podemos esquecer que vidas pretas importam.

Este é um país ancorado na escravidão e no colonialismo o que significa, para melhor ou pior, que a própria história dos Estados Unidos é uma história de imigração e escravidão.

Nenhum ser humano é ilegal.

A luta para salvar o planeta, para parar a mudança climática, para garantir o acesso à água, (…), a luta para salvar a nossa flora e fauna, para salvar a terra, esse é o ponto zero para a justiça social.

A marcha das mulheres representa a promessa do feminismo contra os poderes perniciosos da violência do Estado.

Autora de livros incríveis como "Mulheres, raça e classe" e "Uma autobiografia", essas foram algumas das frases de Angela Davis, sempre muito importantes para a sociedade em que vivemos. Sugerimos que você pesquise mais sobre esta autora e que continue conhecendo autores incríveis no site. Para isso, acesse as frases de Sartre.


Frases selecionadas por Beatriz Oliveira.

Gostou dessas frases? Compartilhe!